Porque o bom rap português é um dos melhores !!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tribruto - Algazarra

"Os três mais brutos a fazer "Algazarra", o mesmo que dizer Kristo, Real Punch, DJ G I Joe e o álbum de estreia de Tribruto que chegou às ruas em Novembro de 2010.
Com edição reforçada por duas das editoras actualmente melhor vinculadas no hip-hop nacional, Kimahera e Footmovin, o álbum beneficia de divulgação redobrada e de uma qualidade de apresentação praticamente intocável. Mas o mérito pulsa na origem. Nasce principalmente da categoria, desembaraço e boa disposição dos dois MCs, da experiência e arrojo musical do Dj/Produtor G I Joe, e da energia imparável que conseguem fazer circular em triângulo.
Prova disso são os concertos e vídeos sucessivos advindos deste álbum (muito brevemente a chegar o quarto videoclip, com o tema “Money comes to you”, onde também participam Dino e Sofia). Em antecedência haviam já disponibilizado um EP de 5 faixas, ainda hoje com audição gratuita através de download - www.footmovin.com/tribruto/ep.zip.
“C-ngle” é o tema base. Aquele que se repete e faz a ponte entre os dois registos. Funciona precisamente como single e videoclip de apresentação, a dar sinais de alerta para a agilidade lírica que recheia este álbum. Em grande percentagem, pancadaria verbal desenrolada num filme divertido. “Not the obvious punchline”, como dizem. Daí ser necessária uma corrida mental para conseguir acompanhar as rimas, desencadeadas de forma tão abrupta que nem oferecem tempo de resposta. Tão pouco seria preciso, porque o humor também é conjugado na primeira pessoa e esse é o grande trunfo escancarado na capa de um álbum cor-de-rosa fluorescente!
Há também temas mais calmos e introspectivos como “Cinco dedos, cinco sentidos”, “Uma questão” ou “O que bem me apetece”, que puxam as participações mais melódicas de Ângela Pais, Reflect (sempre a acrescentar uma visão consciente) e Dino.
O resto é a matar, como não deixa dúvidas a faixa “Tribruto” onde G I Joe colou os acordes de “Killing in the name of” com a incitação pesada de Zack de La Rocha. Parabéns pela coragem de usar hits tão facilmente identificáveis como os refrões de Rage Against the Machine ou Placebo. Musicalmente é um álbum que oscila entre o leve e o pesado, com mudanças discretas e sobreposições de bastante bom gosto, incluindo o pormenor nos remates finais de cada faixa.
Neste cenário de punhos cerrados há mais participantes, igualmente contagiados para seguir o esquema: Perigo Público, Nerve, WTR, Nessa, Sacik e Espectro-Cli-Chê (que talvez não saiba mas conseguiu entrar no álbum!). G I Joe, habitualmente restricto aos beats, também surpreende ao saltar de rompante para o microfone, na faixa “Ar Decôr”. E fica a sugestão para uma terceira mixtape em nome próprio intitulada “Músico Com palavra”, quem sabe!
Tribruto é a junção de força com petulância, juízo sem ética, estupidez e verdade, ego inflamado versus união pelo rap. No meio de tudo isto, emerge uma nova peça-chave repleta de potencial para a afirmação categórica do rap algarvio.
“E não perguntes como é que os três são tão brutos. Porque por mais que a gente explique não estamos à espera que tu escutes, nem estamos à espera que tu mudes, nem estamos à espera dos lucros. Nós estamos é à espera que o rap cá de baixo seja ouvido é por todos!”
Para levar a sério. Será?"

Sofia Meireles
H2T - www.h2tuga.net 



Sem comentários:

Enviar um comentário