Porque o bom rap português é um dos melhores !!!

domingo, 24 de abril de 2011

Reflect - Profissionalismo Precisa-se






O R.A.P. em português deixou de ser puto. A sua adolescência é hoje produto em prateleiras que anseiam pelo adulto que temos a responsabilidade de erguer.
Moda ou não, a cultura Hip-Hop sobreviveu e tem hoje um potencial imenso, apenas limitado pela visão retrógrada e limitativa da grande maioria dos seus interlocutores. Como utópico que não sou, renego afincadamente um cenário de união onde somos todos amigos, borboletas em campos verdes, etcétera... ya. Haja respeito. Não precisamos de esquemas, de “amiguinhos” nem de cunhas. É urgente que sejamos sim profissionais. O talento de quem sustenta a bandeira deste elo que nos aproxima é inegável e tem mais que provas dadas. A questão humana já está resolvida, nós sabemos que somos capazes.
Então o que é que se passa afinal? O que é feito das tantas editoras independentes cujo trabalho crescemos a ouvir? Eu sinto essas dificuldades na pele e tenho hoje noção dos motivos que fizeram com que essas boas iniciativas tenham ficado pelo caminho.
A pressão é enorme, muitas vezes insuportável e chegamos a um ponto em que ficamos fartos de gastar dinheiro e de lutar por um sonho que só nos faz sentir ainda mais miseráveis. Peguemos no talento que temos e na organização que não nos caracteriza. Temos de nos reinventar, de encontrar espaço e sustentabilidade que nos possibilite concentrar no mais importante: a arte.
As estruturas têm de evoluir. Não necessitamos que cada rapper que grava um som tenha uma “editora” onde o único artista de catálogo é ele próprio. Se acreditas no que fazes e podes, investe em ti. Se não tens qualidade para gravar, compra-a. Se não te dão oportunidades, cria-as. A qualidade de um sistema de gravação é facilmente camuflada pela capacidade técnica de quem o utiliza.
Por outro lado, nós, ouvintes, também somos responsáveis. Há quem invista tempo e dinheiro em projectos onde a qualidade é reconhecida e o retorno não aparece. Sempre ouvi comentários do género “se os CDs custassem 10 euros, eu comprava!”... não acreditem, é mentira. Quem compra não vai deixar de comprar e quem nunca comprou, continuará a roubar (a quem, é discutível). Faz um favor a ti próprio, vai aos concertos e compra os discos dos artistas que admiras.
Para que sejamos profissionais, é necessário que a nossa paixão passe a actividade e esse papel activo é responsabilidade de todos nós. Nada impede um artista amador de ter uma atitude profissional perante os desafios apresentados. Nada impede um artista profissional de ter atitudes amadoras perante as oportunidades que lhe são delegadas.
Só com uma procura por qualidade é que teremos um produto de igual nível.
É fantástico que semanalmente, no mínimo, saia uma “mixtape”. Faço questão de acompanhar o que vai sendo feito, mas normalmente acabo desiludido e desmotivado com o rumo que isto está a tomar. O importante agora já não é seres bom, é seres melhor que alguém. Palminhas!
Sinto-me demodé, mas ao mesmo tempo feliz porque nunca precisei de ser melhor do que ninguém para transmitir algo a alguém.
O Hip-Hop cresceu e anda à procura de casa.

Fonte: H2t

Sem comentários:

Enviar um comentário